Muitas vezes, ao nos depararmos com situações de escolhas, estabelecemos alguns critérios para aquisição de um determinado produto ou serviço. Em geral, o preço e a marca renomada influenciam na escolha do consumidor, no entanto, cada vez mais o mercado está preocupado com os impactos ambientais e sociais relacionadas àquela marca ou produto, buscando cada vez mais empresas com compromissos ambientais.
Devido à moda da sustentabilidade, muitas marcas utilizam-se de selos ou imagens com apelos ambientais, criados pelas próprias organizações, com informações vagas sem que essas tenham sido verificadas. Ou seja, em muitos casos, a organização não possui nenhuma medida para diminuir os impactos gerados pela sua atividade ou produto, como aparenta na embalagem. Segundo pesquisa da Market Analysis (2015), o setor de produtos de limpeza é um dos segmentos que mais apresenta “greenwashing” (maquiagem verde) em suas embalagens e propagandas, perdendo para o setor de construção civil, cosméticos e higiene pessoal.
O setor de limpeza profissional é o mais novo setor do mercado a receber pressão de consumidores para oferecer um sistema de limpeza sustentável. Por este motivo, a ABNT desenvolveu dois novos programas de rotulagem ambiental: Rótulo Ecológico para produtos de limpeza para uso industrial e institucional (PE-344) e Rótulo Ecológico para Serviços de Asseio e Conservação Predial Industrial e Hospitalar (PE-311), visando a auxiliar o mercado na identificação de produtos e serviços de limpeza que impactem menos o meio ambiente, fornecendo credibilidade e transparência.
Conforme todos os programas de rotulagem ambiental da ABNT, os critérios são desenvolvidos levando em consideração o ciclo de vida do produto ou serviço. Assim, incluem não só restrição de determinadas substâncias químicas danosas à saúde e ao meio ambiente, como também a restrição de máquinas que utilizem combustíveis fósseis e com alto nível de ruído. Além disso, o programa prevê a otimização dos insumos do processo (água, energia e outros), minimizando a quantidade de resíduos gerados e, em consequência, gera a redução de gastos para as organizações.
O Rótulo Ecológico da ABNT irá informar aos clientes mais exigentes que a organização e os produtos certificados, estão em conformidade com critérios estabelecidos nos procedimentos mencionados. Para saber mais sobre os critérios abordados, os procedimentos podem ser encontrados no portal da sustentabilidade da ABNT: http://www.abntonline.com.br/sustentabilidade
- Como identificar Produtos e Serviços com Qualidade Ambiental?
Através da marca do Rótulo Ecológico da ABNT:

Market Analysis. 2015. Greenwashing afeta 8 em cada 10 produtos vendidos no Brasil, e o uso de apelos ambientais pelas empresas torna-se mais estratégico e menos óbvio. Disponível em: http://marketanalysis.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Greenwashing-no-Brasil_20151.pdf
Renata Menezes Rocha e Isabel de Araujo Sbragia. 2016. A Rotulagem Ambiental e o Consumidor. Disponível em: http://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/(S(yea1vrzubxgte4x3lnrcjima))//Noticia?id=67